Protótipo de Jogos


Um jogo, quando já está pronto para ser comercializado, se torna um produto e será produzido em escala e distribuído nos pontos de venda. Porém, muito antes de chegar ao consumidor final, o jogo passa por diversas etapas em seu processo criativo e de produção. Uma delas é a prototipação.

Na prototipação o objetivo é testar o conceito imaginado, validando ideias, mecânicas, estética, tecnologia, narrativa e diversão.

Nessa etapa o designer de jogos e sua equipe elaboram uma versão não acabada do seu jogo, contendo os elementos que pretende validar. Aqui os conceitos testados devem estar de acordo com o escopo do projeto do jogo, permitindo a análise da qualidade do produto naquele momento da produção. Caso algum elemento testado não obtenha o resultado desejado, ele deve então ser analisado e ajustado ou mesmo substituído.


Protótipos muitas vezes são desenvolvidos de forma analógica, mesmo para jogos digitais ou até mesmo para componentes de hardware e consoles. Podem ser usadas folhas de papel, tabuleiros rascunhados, elementos de cenário em cartolina ou os mais variados materiais que se possam improvisar, dados, pinos, cartas. O objetivo aqui é simular o que se pretende testar.

Uma vez validado o conceito e aprovado o protótipo, o ciclo de produção segue em seu desenvolvimento, devendo repetir essas etapas de forma iterativa e incremental, até que se tenha um produto pronto e com qualidade para chegar ao consumidor ao final do projeto.


#ricardoromanogames #r2romano #r2romanogamedesign #videogame #game #jogosdigitais #prototipo #gamedesign #producaodegames #designdegames #boardgame #cardgame