Jogos analógicos

Jogos analógicos são aqueles que não necessitam de uma interface digital para sua realização. São exemplos os jogos de tabuleiro (board games) e os jogos de cartas (card games).
Há milhares de anos a civilização registra diversos sistemas de jogos que ao longo da história evoluíram, influenciaram ou até mesmo perduram até os dias de hoje.


Originalmente desenvolvidos para simular conflitos, batalhas e conquistas, os jogos analógicos nos dias de hoje possuem a grande virtude de reunir os amigos e proporcionar novos conhecimentos e desenvolver habilidades por meio de atividades lúdicas e recreativas.

Os jogos analógicos podem ser classificados de diversas maneiras, seja de acordo com suas mecânicas, seja de acordo com a duração média de suas partidas, de modo que cada jogo possa ser mais indicado para um determinado perfil de jogador do que outros.



São exemplos de categorias de jogos:
    • Ameritrash - São jogos com regras complexas, partidas de longa duração, podendo ser competitivos ou colaborativos/competitivos. Exemplo: Bloodborne The Board Game ou os jogos inspirados nas histórias de H. P. Lovecraft como o Eldritch Horror.
    • Eurogame - Jogos colaborativos de administração de recursos, com pouco ou nenhum conflito individual. Exemplo: Catan, Jogo da Vida, etc.
    • Party game - São jogos com regras simples e facilmente assimiláveis, indicados para jogadores casuais e/ou um grupo de amigos que procura diversão instantânea. Exemplo: Dobble, Uno, Imagem & Ação, Perfil, etc.
    • Abstratos - Clássicos como Xadrez, Damas, Gamão, Xadrez Chinês, etc.
    • Cartas - Podem ser jogos de Baralho, onde mais de um jogo pode utilizar aquele tipo de cartas, como por exemplo Paciência, Buraco e Canastra; ou até mesmo os Card Games com suas cartas exclusivas, como Magic The Gathering, Pokémon, Super Trunfo, entre outros.



#ricardoromanogames #r2romano #r2romanogamedesign #gamedesign #producaodegames #designdegames #boardgame #cardgame #videogame #game #jogosdigitais #mobile #android 
#prototipo