A Tétrade Fundamental do Game Design
A Tétrade Fundamental é o nome dado ao conjunto de quatro importantes aspectos do game design, composto por Estética, Mecânica, Narrativa e Tecnologia.
Mecânica representa o conjunto de ações, comandos, regras e procedimentos do jogo. Descreve os objetivos e como alcançá-los, por exemplo, como o personagem interage com o cenário e demais elementos (plataformas, inimigos, pisos, etc.) e também as consequências em caso de falha.
A Narrativa é a forma como a história do jogo pode ser contada através da interação com o jogador. Ela é a sequência de eventos que se desdobram no jogo durante uma partida, podendo ser linear ou ramificada. Mesmo os jogos de tabuleiro classificados como abstratos possuem narrativas, pois ela é a forma como pode ser contada (narrada) uma partida.
Tecnologia é a interface entre o jogador e o jogo, a forma como será experiênciada a interação durante o gameplay. Mais ainda, compreende um conjunto de itens mecânicos/hardware e também lógicos/software, como por exemplo tipos de controles, consoles, sistemas operacionais e dispositivos no caso dos games digitais; ou ainda tabuleiros, peças, dados, ampulhetas e cartas como exemplo no caso de jogos analógicos.
Todos os quatro aspectos apresentados - Estética, Mecânica, Narrativa e Tecnologia - são aplicados no desenvolvimento tanto de jogos digitais quanto de jogos analógicos.
É trabalho do Game Designer realizar um trabalho harmônico com esses quatro aspectos, que deve saber que todos possuem igual importância em um jogo e que existem níveis graduais de exposição e visibilidade ao jogador, dessa forma, sendo o mais aparente o aspecto da estética e o menos aparente o aspecto tecnológico.
#ricardoromanogames #r2romano #r2romanogamedesign #gamedesign #producaodegames #designdegames #boardgame #cardgame #videogame #game #jogosdigitais #mobile #android
#prototipo #tetradegamedesign