Pitfall! Meu Primeiro Game

Tudo começa aqui. Pitfall foi o primeiro game que joguei lá nos idos de 1984 quando ganhei de Natal o meu Atari 2600.


No jogo você é Pitfall Harry e tem como objetivo recuperar os 32 tesouros perdidos na selva em um tempo máximo de 20 minutos. Enfrente desafios como atravessar lagos saltando sobre cabeças de jacarés, poços com areia movediça, cobras, escorpiões e muito mais. Trace sua melhor estratégia seguindo pela superfície ou pelo subterrâneo para conseguir recuperar todos os tesouros antes que o tempo acabe!


O jogo foi criado por David Crane, quando trabalhava para a Activision no início da década de 1980. Em entrevista para a revista Edge em novembro de 2003, David contou sobre o processo criativo do jogo, abordando temas como concepção, mecânicas, narrativa, estética e tecnologia.


“Sentei-me com uma folha de papel em branco e desenhei uma figura no centro. Eu disse: ‘Ok, eu tenho um homenzinho correndo e vamos colocá-lo em um caminho [mais duas linhas desenhadas no papel]. Onde está o caminho? Vamos colocá-lo em uma selva [desenhei algumas árvores]. Por que ele está correndo [desenhei tesouros para juntar, inimigos para evitar, etc]? E assim nasceu Pitfall!’ Todo este processo levou cerca de dez minutos. Cerca de 1.000 horas de programação depois, o jogo estava completo.” (David Crane)




Considerado por muitos o primeiro jogo de plataforma de rolagem lateral, Pitfall! introduziu o conceito de mundo nos jogos digitais pois era composto por diversas telas e cenários, ao contrário do que a maioria dos jogos apresentavam na época, influenciando diversos jogos até hoje.


#ricardoromanogames #r2romanogamedesign #videogame #game #jogosdigitais #pitfall #atari #activision #gamedesign #producaodegames #designdegames #gameretro