Narrativas de um Game
São muitos os jogos hoje em dia que apresentam histórias complexas e envolventes, que demandam dezenas de horas de gameplay, personagens envolventes e as suas relações com os demais personagens. Algumas referências no estilo são os aclamados "The Last of Us" da Naughty Dog e o "God of War" da Santa Monica Studio.
Um ponto muito importante a se destacar aqui é que narrativa e história não são sinônimos em um jogo. Alguns jogos não possuem história, mas possuem narrativa. É o caso dos jogos abstratos como xadrez, gamão ou damas por exemplo.
A história de um jogo é aquela que é contada a partir do tema, com sua ambientação e seus personagens, enquanto o termo narrativa é aplicado ao conjunto de ações e decisões tomadas pelo jogador durante uma partida, que somadas narram como foi aquela sessão de jogo ou gameplay.
Sobre a história de um jogo, Heather Maxwell Chandler diz em seu livro "Manual de Produção de Jogos Digitais" que “uma boa história é a diferença entre um bom e um ótimo jogo, porque ajuda o jogador a entrar ainda mais no mundo do jogo”.
Jesse Schell explica em seu livro "The Art of Game Design: A Book of Lenses" que a narrativa de um game “é a sequência de eventos que se desenrola no seu jogo. Pode ser linear e pré-programado, ou pode ser ramificado e emergente”.
Um exemplo. O jogo "Ghost of Tsushima" conta a história de um samurai que luta contra a invasão mongol sobre a ilha de Tsushima e para isso enfrenta o dilema entre preservar os princípios de honra dos samurais ou tornar-se algo diferente. Essa é a história. Porém, a forma como o jogador jogou, os caminhos que tomou bem como suas decisões ao longo do gameplay, esses sim formam o que é chamado de narrativa do jogo.
Cabe ao game designer o papel de propor a história - mesmo que na equipe haja um escritor especialista incumbido em escrever toda a história - como também de propor as possibilidades dos caminhos que uma partida pode se desdobrar e se desenvolver.
Fonte:
CHANDLER, Heather Maxwell. Manual de Produção de Jogos Digitais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
SCHELL, Jesse. The Art of Game Design: A Book of Lenses. Burlington, Massachusetts, EUA: Elsevier Inc., 2008.
#bagagemgamer #ricardoromanogames #gamedesign #producaodejogos #videogame #game #jogosdigitais #narrativa #narrativadegames