Gestão Ágil na Produção de Games 🕹️

O produtor de games exerce o papel equivalente ao de gerente de projeto e tem como algumas de suas atribuições (não se restringindo a essas) a gestão dos recursos (humanos, financeiros e materiais); o relacionamento com as partes interessadas do projeto (os stakeholders) gerenciando as suas expectativas; além de exercer atividades de monitoramento e controle. Ele(a) busca realizar o projeto com qualidade, dentro do prazo, do custo e do escopo estabelecidos.


Projetos que empregam metodologias ágeis se destacam por estarem, segundo o manifesto ágil, centrados em valores focados nas pessoas mais do que em processos e ferramentas; software funcionando mais do que documentação extensa; colaborar com o cliente mais do que negociar contratos; e responder a mudanças mais do que seguir estritamente um plano. A agilidade está pautada na capacidade de adaptação.

Os projetos que utilizam o Scrum baseiam-se no empirismo e no pensamento Lean, ou seja, na geração de aprendizado por meio da experiência e também é centrado em eliminar desperdícios concentrando-se no essencial. Contam com uma equipe multidisciplinar e autogerenciável, sendo recomendada a utilização de até dez pessoas entre os papéis do Product Owner (PO), o Scrum Master e os desenvolvedores. 

Os eventos do Scrum ocorrem de maneira a promover a transparência, a inspeção e a adaptação. As sprints, ciclos de uma a quatro semanas, permitem entregar constantemente incrementos com valor para o cliente, bem como analisar e adaptar o plano, permitindo corrigir a rota caso seja identificado algum problema com o planejamento original. Todo o trabalho é desenvolvido com o objetivo de realizar entregas frequentes e que agreguem valor ao cliente.

🎮😎👍

#producaodegames #gestaodeprojetos #ágil #scrum #games #producer #agile #designdegames #projetos #metodologiaagil