Papéis: Game Designer
Para ser um game designer e criar um jogo basta que eu tenha uma boa ideia? Não. É preciso ter bagagem e trabalhar muito, aplicando conhecimentos multidisciplinares complementares para por em prática e desenvolver o jogo que imaginou.
Game design é a área dentro do desenvolvimento de jogos responsável por elaborar e propor o jogo e a experiência para o jogador. Dessa forma, o game designer é o profissional dentro da equipe que está relacionado com a criação do jogo; é o responsável por elaborar o jogo com as histórias e fluxo narrativo; mecânicas e conjunto de regras; elementos estéticos e direcionamento artístico; e os elementos de tecnologia que serão empregados no jogo, com objetivo de proporcionar ao jogador uma experiência única de jogo que seja divertida, atraente e imersiva.
Sua principal ferramenta de trabalho é um documento chamado GDD (Game Design Document, ou Documento de Game Design). Nele são registrados de maneira organizada, elementos que levarão à construção do game, entre eles (I) o High Concept, ou a essência do game descrita em uma sentença simples; as (II) Informações Comerciais, contendo elementos de pesquisa de mercado, informações sobre sua proposta única de valor (PUV) e público-alvo; (III) e o escopo, com toda informação sobre o tema, ambientação, o que o jogo terá e o que não terá (requisito inverso), sendo em termos gerais, o ponto de partida para a maior parte da redação do design do game e construção do mesmo. O modelo do documento pode variar em relação aos elementos contidos, bem como o seu tamanho, de acordo com os objetivos e as necessidades do projeto. Os GDDs são documentos dinâmicos, que podem ser alterados ou incrementados com informações ao longo do projeto a medida do necessário.
Além das informações contidas em um GDD, o game designer pode entender como necessária a utilização de planilhas, protótipos, ilustrações, storyboards, moodboards, mapas mentais, e quaisquer outras ferramentas que sejam adequadas para a documentação, disseminação e atualização de informações sobre o projeto, mantendo seu conteúdo sempre disponível para as respectivas partes envolvidas no desenvolvimento do jogo.
Livros
• Design de games: uma abordagem prática. SCHUYTEMA, Paul. São Paulo: Cengage Learning, 2017.