Produção de Games | Registro de Bordo: Vol. 01

Seja bem-vindo(a) ao primeiro Registro de Bordo da produção de um game. Aqui o objetivo é registrar o desenvolvimento de um jogo pequeno e simples, somando conceitos teóricos e práticas de mercado que irão permear toda essa jornada desde o momento da concepção da ideia do jogo até sua publicação em loja. Não é objetivo dessa série ser um tutorial, mas compartilhar essas experiências. 

Dito isso, "bora" produzir um game! 🎮😎👍

Ah, o início... Primeiro surge uma ideia para desenvolver um jogo. Depois essa ideia cresce e quando a gente percebe, tudo está tão grandioso e complexo que na maioria das vezes acaba sendo abandonado, gerando uma grande frustração. 

Como é possível evitar que isso aconteça de maneira a concluir o desenvolvimento do jogo para finalmente realizar a sua publicação em uma loja? Planejamento e gerenciamento de projeto.

O ciclo de produção de um jogo possui três grandes etapas: pré-produção, produção e pós-produção. A pré-produção é a primeira etapa do projeto e, como visto, pode ser bastante crítica para o desenvolvimento do jogo, pois nela precisam ser definidos como será o jogo, para qual plataforma ele será disponibilizado, quantas pessoas participarão do seu desenvolvimento, entre outras decisões importantes. 

Abaixo eu descrevo uma versão preliminar do conceito que será evoluído para o documento de design do game, o GDD.

Nome do Jogo: Space Ninja Runner

Descrição e Objetivos: Você é um ninja espacial com sua arma laser invadindo a base inimiga, combatendo seres cibernéticos e enfrentando todas as ameaças que surgem em seu caminho. Aqui o objetivo é ir o mais longe possível acumulando pontos no placar enquanto mantém carregado o nível da sua energia. Se o inimigo te acertar ou a sua energia acabar, será o fim da linha! Jogo em 2D com elementos retrô no estilo de plataforma infinita e movimentação lateral desenvolvido para PC.

Proposta Única de Vendas:

  • Incorporar elementos dos games dos anos 1980 desse estilo, como o controle do nível de energia.
  • Mesclar a temática espacial com um ninja estilizado gera atenção e divertimento para o jogo.
  • Atender ao seguimento de público do estilo infinite runner com temáticas espaciais e ninja.

Público Alvo

  • Pessoas acima de 12 anos que gostam de jogos no estilo infinite runner.
  • Pessoas que gostam das temáticas espaciais e ninja.
Características:
  • Plataforma 2D infinite runner.
  • Movimentação lateral.
  • Jogo para PC.
Mecânicas do Jogo:
  • O personagem movimenta-se automaticamente durante a partida.
  • Saltar sobre as plataformas, atirar nos inimigos e coletar elementos.
  • Os inimigos atingidos por seus tiros aumentam a pontuação do jogador.
  • Os elementos coletados pelo caminho aumentam a pontuação do jogador.
  • O jogador inicia a partida com 2 vidas extras disponíveis.
  • O personagem perde uma vida ao ser atingido e a partida termina ao acabarem as vidas disponíveis.
  • O jogador inicia a partida com um marcador de energia completa, que com o tempo vai esvaziando automaticamente.
  • O jogador deve coletar carregadores de energia (power ups) pelo caminho durante a partida para recarregar a energia do marcador.
  • O personagem perde uma vida quando o marcador de energia esvazia e a partida termina ao acabarem as vidas disponíveis.
Principais Influências:
Jogos do Atari 2600 - River Raid; Sea Quest; Megamania; Moon Patrol.


No próximo registro de bordo serão trabalhados os requisitos do projeto e o seu planejamento. 
Até lá! 🎮🕹️

Contatos:

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